a) Para falar com a ouvidoria, você deve fazer uma manifestação.
Tipos de manifestação:
DENÚNCIA: Se você quer comunicar a
ocorrência de um ato ilícito ou uma irregularidade
praticada contra a administração pública. Também pode ser usada para denunciar uma violação
aos direitos humanos. Em alguns casos, a sua manifestação não será classificada como uma
denúncia e sim uma solicitação. Por exemplo, se faltam remédios em um hospital público, você
poderá fazer uma solicitação para que o órgão tome uma providência. Então, não se trata de
uma denúncia.
RECLAMAÇÃO: Se você quer
demonstrar a sua insatisfação com um serviço
público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de
omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou serviço, e não teve resposta.
SOLICITAÇÃO: Se você espera um
atendimento ou a prestação de um serviço. Pode
ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do órgão em uma situação
específica. Por exemplo, se alimentos fora da validade estiverem à venda, você pode
solicitar que um órgão público faça uma fiscalização.
SUGESTÃO: Se você tiver uma ideia,
ou proposta de melhoria dos serviços
públicos.
ELOGIO: Se você foi bem atendimento
e está satisfeito com o atendimento, e /
ou com o serviço que foi prestado.
SIMPLIFIQUE: Se você acha a
prestação de um serviço público muito
burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio,
denominado Simplifique!
b) Consulte sua manifestação
Se você já fez uma manifestação e guardou o número de protocolo, pode acompanhar o andamento.
Para isso, clique em “Consulte sua manifestação”. Se você tem um perfil no sistema, clique em
“Já sou cadastrado” para fazer login, e poderá visualizar todo seu histórico de manifestações
enviadas.